quarta-feira, 13 de julho de 2011

Em busca da sustentabilidade

O Solar das Sempre-Vivas foi planejado para ser sustentável. Estamos conseguindo!

As águas são aquecidas com energia solar. O esgoto é separado em águas cinzas e águas negras. As águas cinzas, que vêm de máquina de lavar, pias, chuveiros e torneiras, são levadas a um círculo de bananeira, onde são plantadas espécies que gostam de muita água. As águas negras, provenientes dos vasos sanitários, vão para um filtro biológico, que é um sistema de reciclagem por onde as águas negras passam por 3 recipientes, para filtragem. A manutenção de ambos os sistemas é muito simples e sem custos.

A composteira abastece com terra adubada as hortas, onde produzimos verduras orgânicas. As pragas que atacam as culturas anuais e perenes são combatidas com biopesticidas e bioinseticidas preparados no próprio terreno e com um sistema de controle biológico baseado em plantios de plantas repelentes, barreiras vivas etc. O minhocário ajuda no melhoramento da terra usada nas hortas e árvores.

Todo o terreno tende a tornar-se sustentável pois a terra é plantada no sistema agroflorestal. Isso é um outro capítulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário