terça-feira, 26 de julho de 2011

Controle de Doenças e Pragas

Algumas regras básicas para termos plantas saudáveis:


1 - Uma adubação orgânica adequada evita que uma planta sadia adoeça.

2 - Plantio na época certa permite que a planta se desenvolva melhor, principalmente as hortaliças.

3 - O uso de repelentes naturais, como arruda, gerânio, malva rosa, mastruz, artemisia, crisântemo, cravo de defunto evitam pragas.Dica: tomilho junto de repolho repele a lagarta das folhas.

4 - A pimenta é uma planta repelente por excelência. Amassar 3 a 6 frutos/litro, ferver com uma pitada de sabão neutro (usar sempre sabão neutro) e pulverizá-las nas plantas, como preventivo de insetos.

5 - O excesso ou falta de água, sol ou nutrientes pode dar uma alteração da coloração nas folhas. Portanto, nem sempre as doenças são causadas por organismos e sim por fatores ambientais.

6 - A acidez do solo pode ser neutralizada com calcáreo.

 
Algumas receitas com produtos naturais para controle biológico de pragas
Alho
Indicação - o extrato do alho tem ampla ação contra pragas e moléstias. Sua principal ação é de repelência sobre as pragas, sendo inclusive recomendado o plantio intercalado de certas fruteiras como a macieira, para repelir pragas.
Preparo e aplicação - 1,0 kg de alho + 5,0 litros de água + 100 gramas de sabão + 20 colheres (de café) de óleo mineral. Os dentes de alho devem ser finamente moídos e deixados repousar por 24 horas, em 20 colheres de óleo mineral. Em outro vasilhame, dissolve-se 100 gramas de sabão (picado) em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é aconselhavel filtrar e diluir a mistura com 20 partes de água. As concentrações são variáveis de acordo com o tipo de pragas que se quer combater (Stoll, 1989). Quando pulverizado sobre as plantas depois de 36 horas não deixa cheiro nos produtos agrícolas.
Chá de Cavalinha (Equisetum arvense ou E. giganteum)
Indicação - é muito indicada e empregada na horticultura orgânica para aumentar a resistência das plantas contra insetos nocivos em geral.
Preparo e aplicação - 100 gramas de cavalinha seca ou 300 gramas de planta verde; 10 litros de água para maceração e 90 litros de água para diluição. Preparo: ferver as folhas de cavalinha em 10 litros de água por 20 minutos. Diluir a calda resultante em 90 litros de água. Aplicação: regar ou pulverizar as plantas, alternando com a urtiga. Fonte: Geraldo Deffune, 1992.
Confrei
Indicação - combate a pulgões em hortaliças e frutíferas e como adubo foliar.
Preparo e aplicação - ingredientes: 1,0 kg de confrei e água para diluição.Triturar 1 quilo de folhas de confrei com água ou então deixar em infusão por 10 dias. Acrescentar 10 litros de água. Aplicação: pulverizar periodicamente as plantas.
Cravo de Defunto
Indicação - combate a pulgões, ácaros e algumas lagartas.
Preparo e aplicação - 1 kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto e 10 litros de água. Levar ao fogo e deixar ferver durante meia hora ou então deixar de molho (picado) por dois dias. Aplicação: Coar o caldo obtido e pulverizar as plantas atacadas.
 
 
 Esperem os próximos capítulos com mais receitinhas....

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário