quinta-feira, 14 de julho de 2011

Árvore da semana: quaresmeira

A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileira pioneira, que ocorre principalmente na floresta pluvial de Mata Atlântica. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril (quaresma), e também em junho-agosto. Há quaresmeiras com flores roxas e com flores rosadas.

A árvore atinge de 8 a 12 m de altura, com  tronco de 30-40 cm de diâmetro. As folhas, perenes ou semi-decíduas, são rígidas e apresentam nervuras nítidas. Seu fruto, deiscente, é marron, arrendondado e mede menos de 12 mm. Amadurece de junho a agosto, e em abril-maio. As sementes são minúsculas: 1 kg contém mais de 3 milhões de unidades. A taxa de germinação é baixa. A emergência ocorre entre 7 a 30 dias após a semeadura.

Por sua beleza e exuberante floração, as quaresmeiras são muito usadas no paisagismo Por ser planta rústica, suporta clima seco e quente e solos pobres. Também tolera clima frio. Apesar de ser típica de Mata Atlântica, é muito adaptada ao cerrado e usada na recuperação de áreas degradadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário